Se tirou a carta até 1 de janeiro de 2013

 

TIPO DE CARTA | Grupo 1: Categorias AM, A1, A2, A, B1, B e BE, ciclomotores e tratores agrícolas

DEVE REVALIDAR A CARTA, antes de fazer 50 anos (sem apresentação de atestado médico); 60 anos, 65 anos e 70 anos (com apresentação de atestado médico); a partir dos 70 anos sempre de 2 em 2 anos com apresentação de atestado médico.

 

TIPO DE CARTA | Grupo 2: Categorias C1, C1E, C, CE, D1, D1E, D e DE bem como categorias B e BE que conduzam ambulâncias ou veículos de bombeiros, ou façam transporte de doentes, transporte escolar, transporte coletivo de crianças e automóveis ligeiros de passageiros de aluguer

DEVE REVALIDAR A CARTA, antes de fazer 40 anos e de 5 em 5 anos até aos 65 anos (com apresentação de atestado médico); 68 anos (com apresentação de atestado médico); a partir dos 70 anos sempre de 2 em 2 anos com apresentação de atestado médico.

Nesta categoria em particular, juntamente com o atestado médico, os condutores com mais de 50 devem também apresentar um certificado de avaliação psicológica a cada revalidação.

 

O atestado médico é preenchido e validado por um médico depois de o paciente ser submetido à avaliação visual requerida por lei feita por um profissional da visão habilitado, nomeadamente um optometrista, oftalmologista e/ou ortoptista.

No exame visual para obter a declaração para o atestado médico da carta de condução será avaliada a acuidade visual, os campos visuais, a visão das cores, a visão crepuscular, presença de diplopia, entre outros. Para cada parâmetro são definidos critérios de aptidão e será da responsabilidade do médico validar ou não o atestado médico que permitirá a condução e a revalidação da carta de condução.

As regras são diferentes se tirou a carta entre 2 de janeiro de 2013 a 29 de julho de 2016 ou a partir de 30 de julho de 2016, respetivamente.

 

As clínicas Dr. Ergo temos disponíveis os seguintes serviços:

– Consulta de optometria para obter a sua declaração para o atestado médico da carta de condução

– Consulta de clínica geral com um médico que passará o atestado médico para a carta de condução

– Consulta de exames psicotécnicos

 

Agende aqui a sua consulta na Dr. Ergo

Recomendamos que consulte aqui toda a informação disponível sobre renovação da carta de condução.

2019. Copyright © Dr. Ergo. Powered with ❤ by Goweb Agency.