O que é?

A Blefarite é uma inflamação não contagiosa dos bordos palpebrais. Esta inflamação é causada por determinadas infeções, reações alérgicas e algumas doenças cutâneas. As pálpebras ficam irritadas, vermelhas, com edema, podendo dar a sensação de comichão e ardor. A blefarite geralmente está associada a um crescimento excessivo de bactérias que vivem ao longo das margens das pálpebras e na base dos cílios. Esta condição quando não é devidamente tratada e controlada pode provocar irreversivelmente a perda dos cílios. O diagnóstico é realizado mediante os sintomas e observação pormenorizada das pálpebras pelo seu especialista da visão. No caso de inflamação, os bordos palpebrais apresentam escamas brilhantes e quebradiças conforme figura 1.

Fig. 1- Escamas brilhantes e quebradiças

Qual a causa?

A inflamação das pálpebras e das suas glândulas anexas, é provocada por infeção bacteriana, geralmente causada por estafilococos, por infeções virais, como o herpes e por reações alérgicas provocadas por agentes externos, como por exemplo o pólen. Doenças cutâneas como a dermatite seborreica, rosácea e dermatite atópica que afetam o rosto, levam também por consequência ao aparecimento da blefarite. A blefarite seborreica é menos grave do que a blefarite bacteriana.

Outras condições que pode levar ao seu aparecimento é a obstrução das glândulas sebáceas que se designam por glândulas de Meibomius.

Estas causas podem dividir-se em blefarite anterior ou posterior. A anterior é mais superficial, localiza-se onde nascem as pestanas. A posterior é mais profunda, estando relacionada com as glândulas de Meibomius.

Por vezes esta inflamação têm causa desconhecida, no entanto afeta 30% da população.

 

Quais são os sinais e sintomas?

A blefarite pode manifestar-se através de sintomas como:

  • Sensação de corpo estranho;.
  • Comichão, ardor, lacrimejo e fotofobia;
  • Edema palpebral
  • Cílios com aspeto esbranquiçado;
  • Sensação de olho seco, irritação ocular e fragmentos de caspas na base dos cílios;
  • Desconforto com uso de lentes de contacto.

 

Qual é o tratamento?

Para minimizar os sintomas, o tratamento passa sempre pela utilização de compressas húmidas para a boa higienização palpebral e de lágrimas artificiais, sendo que é necessário tratar a blefarite de acordo com a causa.

Os diferentes tipos de blefarites irão ter terapêuticas diferentes, entre elas, a blefarite originada por bactérias em que o tratamento se baseia na prescrição de pomada ou colírio antibiótico prescrito pelo médico. A blefarite provocada pela disfunção das glândulas Meibomius e por dermatite seborreica são tratadas com a aplicação de compressas mornas diretamente nas pálpebras, e toalhitas anti-alérgicas para limpeza e higiene palpebral.

No caso de blefarites severas e/ou crónicas pode ser necessário recorrer ao tratamento de luz pulsava térmica e luz intensa pulsada.

Que cuidados devo ter?

A blefarite é uma condição crónica, o que significa que pode ser um problema recorrente. A forma preventiva de impedir que a inflamação volte a surgir é efetuar diariamente uma boa higiene palpebral por forma a evitar acumular bactérias nos cílios. Um alimentação saudável que inclua a ingestão de omega-3 ajuda a manter as glândulas de Meibomius saudáveis e minimizar assim a sensação de olho seco.

Em casos de uso de Lentes de contacto, o seu uso deve ser interrompido de imediato até terminar tratamento e até a patologia estar tratada/controlada.

O uso de óculos de sol é recomendado pela fotofobia sentida por parte do paciente devido à instabilidade lacrimal que está associada a esta condição.

Dra Alice Morais

Optometrista Licenciada pela Universidade do Beira Interior

Agende aqui a sua consulta na Dr. Ergo

2019. Copyright © Dr. Ergo. Powered with ❤ by Goweb Agency.